segunda-feira, janeiro 19, 2009

20 de Janeiro: Dia de S. Sebastiao; "O Martele"

Martir S. Sebastiao!

Hoje e dia vinte de Janeiro! Provavelmente e porque resido nos EUA, iriam pensar que vos iria falar da investidura do novo presidente, mas nao, embora esse facto tenha alguma relevancia, eu como bom "dalgodrense" como me considero, desejo mais falar acerca de outra efemeride que se celebra neste mesmo dia e ja ha muitissimos anos; a festa de S. Sebastiao!

Nao sei porque, e talvez ate desconfie, mas este santo e muito popular em "Terras d'Algodres:

E o santo patrono da freguesia de Maceira, e tambem da outrora freguesia do Ramirao, mas e tambem venerado com muita solenidade, embora nao sendo o seu patrono, na terra de meus antepassados, a antiga vila de Figueiro da Granja.

Para alem destas povoacaoes e tanto quanto eu saiba, nao ha igreja do nosso municipio que nao tenha uma imagem do "Martele", (Martir) como outrora se dizia!

Tambem na igreja da minha freguesia; Vila Cha d'Algodres, se encontra uma pequena imagem do Martir S. Sebastiao, que os rapazes costumam levar durante a procissao. Isto de carregar a imagem do Martir, fazia sentir aos mais pequenos que ja nao eram criancas, pois a elas as criancas, cabia-lhes levar o andor do Menino Jesus!

3 comentários:

Anónimo disse...

Tambem na igreja da minha freguesia (Forninhos)
se encontra uma pequena imagem do Martir S. Sebastiao, que vai todos os anos na procissão, dia 15 de Agosto, onde um rapazito chega mesmo a representar S. Sebastião, a caracterização fica mesmo muito boa!

Cpts

Tozé Franco disse...

A imagem deste santo é uma das que eu guardo de petiz.
Apesar de representado assim, ele não morreu naquela altura pois dado como morto foi atirado ao rio, sendo daí retirado por Santa Irene.
Um abraço.

Klatuu o embuçado disse...

Singular, o ícone.

Abraço.