segunda-feira, setembro 08, 2008

Estrelas Judaicas em Igrejas Catolicas!


E talvez estranho, que a Igreja Catolica que sempre se tem dedicado a erradicar, e a tentar cristianizar os judeus, coloque "Estrelas Judaicas" na fachada de um dos seus templos. Mas e verdade!
Esta fotografia foi tirada da igreja de Monte Real, localidade do Distrito de Leiria, por onde eu andei a dar umas voltas a tempos.

4 comentários:

O Micróbio II disse...

E simbologia grega...

Tozé Franco disse...

Uma das catedrais que visitei em França (já não me lembro qual) tinha uma bem grande na fachada.
Um abraço.

David Caetano disse...

A simbologia grega tem um sentido profundo no cristianismo. Neste caso, na fachada, temos um Alfa e um Ómega recordando as palavras que J.C. menciona na Bíblia, algo como "Eu sou o Alfa e o Ómega, o início e o fim". Bom ,na verdade ele quando muito terá mencionado os caracteres hebraicos que, posteriormente, foram adaptados a caracteres gregos dado que a Grécia foi um dos grandes centro de divulgação do Cristianismo.

O próprio peixe, como símbolo cristão, é uma invenção dos cristãos gregos como aliás eu refiro num artigo do Blog do Katano.

Quanto ao significado da estrela de David não tenho a certeza mas o cristianismo só divergiu do judaísmo no dito ano 1 do nosso calendário. David era o grande rei fundador de Israel e antepassado de Cristo e fiel devoto de Deus, embora isso não o impedisse de ser por vezes um traquina.

Abraço

Anónimo disse...

Ninguém conhece UM só templo ou igreja JUDAICA? não acho em nenhum lugar! Tudo bem, as estrelas judaicas estão na igreja cristã! (OOOHHHH!) Mais, o q eu quero saber mesmo, é sobre a religião judaica, seus templos, igrejas... sei lá, qualquer coisa! (é p escola) me ajudem!...