domingo, setembro 28, 2008

Arcanjo Sao Miguel!


Sao Miguel Arcanjo, um dos "Arcanjos do Antigo Testamento" que se celebra dia 29 de Setembro, e um dos santos da igreja catolica, que se venera em varias das freguesias do concelho "D'Algodres"!

Para alem de ser o patrono da igreja matriz de Fornos, pelo menos desde 1258, (inquiricoes de D. Afonso III) e tambem padroeiro da freguesia da Muxagata, sendo tambem venerado na freguesia da Matanca, numa belissima capela barroca, situada junto a estrada da Fonte Fria, a caminho da Santa Eufemia.

Tambem na minha freguesia natal, era S. Miguel invocado pela irmandade que transportava os falecidos a ultima morada e, figurava numa bandeira em que aparece com uma balanca para "pesar as almas"!

Essa e outra antiga bandeira pintadas em tela, foram recentemente restauradas e emolduradas em quadros, que se encontram presentemente nas paredes da igreja de Vila Cha (d'Algodres).

A restauracao dessas telas foi uma obra meritoria, pois essas antigas bandeiras ja encontravam em desuso e um pouco abandonadas.

Parabens portanto a todos envolvidos!

3 comentários:

Anónimo disse...

Lembro-me que a minha santa avó diza sempre "São Miguel, o anjo", quando se lhe referia. A restauração do estandarte é meritória. Passei para desejar boa semana com tudo de bom.

Tozé Franco disse...

Quando era pequeno ia ao S. Miguel a Penela, terra do meu pai.
Lembro-me que a festa também era conhecida com a das nozes devido à venda de grandes quantidades desse fruto na feira que se realizava e ainda realiza.
Um abraço.

Anónimo disse...

Olá Al Cardoso,
convido-o a ler e divulgar o seguinte texto no Aromas de Portugal:

Domingo, 12 de Outubro de 2008
OURIVES CEGO EM ASSALTO QUER VER CUBA

António Nunes é de Celorico da Beira!

abraço amigo