segunda-feira, março 02, 2015

S. Miguel Arcanjo!

A torre e telhado, da actual igreja matriz de S. Miguel, de Fornos de Algodres.

Respeitado e ate venerado, pelas três religiões monotaistas, S. Miguel Arcanjo e também venerado como padroeiro da igreja  matriz e da vila de Fornos de Algodres, mas também da freguesia da Muxagata, neste mesmo município, no dia 29 de Setembro de cada ano.

Embora o monsenhor Pinheiro Marques escreve-se o contrario, o Arcanjo S. Miguel e o patrono de Fornos de Algodres, desde ainda antes do século XIII (inquiricoes da Beira e Alem Douro, D. Afonso III, 1258), pelo que não me admiraria-se que o fosse, desde a constituição da igreja, que terá ocorrido pelo menos no século XII, ou ate em data anterior. E datara dos primeiros tempos do cristianismo, que para a península Ibérica veio logo no século IV. A festa que se celebra-se no feriado municipal, pois são coincidentes, terá este ano a presença do Bispo Diocesano de Viseu, que vem inaugurar e benzer, a nova residência paroquial acabada de construir.
Como nota histórica, a Abadia de São Miguel de Fornos, era bastante rica e possuía para alem de passal e outras propriedades, residência para o seu abade e curas adjuntores, mas foi-lhe retirada a sua propriedade, com a lei da separação, originada creio, pelo decreto do "mata frades", (decreto de 28 de Maio de 1834, publicado em 30 de Maio do mesmo ano) ou já nos princípios da primeira republica!
Foi onde existiu a Residência Abacial, que mais tarde adaptaram para as Escolas Primarias de Fornos, que infelizmente também já não existem! Estas deram lugar a um caixote de betão, onde funcionou a Escola Preparatoria Conselheiro Lopo de Abreu, e onde na metade presentemente adquirida pela paroquia, funciona o Centro Paroquial. (como "soi" dizer-se; o bom filho a casa torna!)