terça-feira, março 19, 2013

Senhor do Bonfim!


Este pequena capela/oratório consagrada a Nosso Senhor do Bonfim, existe da freguesia de Vila Chã,  bastante antiga e, embora se lhe não conheça a fundação, creio ser do século XVII. Originalmente não teria este pequeno alpendre, o que se nota nas colunas, que e obra bastante rústica.
A obra original e um belo trabalho em cantaria, com pilastras e volutas e, tem ao centro uma pequena cruz da Ordem de Cristo (não visível na fotografia), o que me faz crer, ter sido um dos comendadores desta Ordem, que terá mandado construir este pequeno monumento religioso.
De notar que Vila Chã embora paroquia/curato, era sufraganea da Igreja de Santa Maria de Algodres, que por sua vez estava incluída numa comenda da Ordem de Cristo. Conhecem-se vários comendadores de apelido Melo, um dos quais foi "Conjurado" da revolução de 1640, que restaurou a independência de Portugal.
Porque no Domingo e "Dia de Ramos" onde se celebra a paixão de Cristo, e com toda a acuidade, que e junto a esta pequena capela, que se benzem os ramos e se inicia a procissão em direcção a igreja! paroquial.

(Um agradecimento ao Coronel Trabulo, pela fotografia)