domingo, setembro 30, 2012

Capela de S. Salvador, nao seria aqui a Sinagoga?

Capela de São Salvador.

Se prestar-mos alguma atenção a esta capela, e bastante notório, que aquele acrescento decorativo em volta do portal não e original, e se lhe retirar-mos o pequeno campanário, esta construção não tem nenhumas semelhanças com um templo católico!
Situada na confluência da Rua da Torre, com a Rua de S. Salvador, junto a ate pegada, a casas reconhecidamente de "cristãos-novos", (antigos judeus) quem sabe na terá sido aqui, a sinagoga da comunidade judaica de Fornos de Algodres.
Como sabemos aquando do "edito de expulsão", todos os templos judaicos, ou foram destruídos, ou foram convertidos a templos cristãos!
Não sei se foi também este o caso, porque o que se sabe desta capela, e a partir do século XVIII, e que ela era vinculada e particular, em 1758 (Memorias paroquiais de Fornos de Algodres) administrada por Henrique José da Gama, e mais tarde por seus herdeiros, residentes na província do Alentejo.
Em 1938 ainda aqui se celebravam ofícios religiosos, tendo então uma magnifica imagem de Cristo crucificado e um relicário, actualmente e propriedade particular adquirida em 2000.
E precisamente na Rua da Torre e na Rua de São Salvador, numa linha continua de construcoes, todas pegadas, onde se encontra ainda hoje, a maior concentração de gravacoes e marcas, relacionadas com os judeus, e esta capela encontra-se no meio delas!
O patrono (São Salvador) por si só, já e significativo, podendo depois de confiscada, ter sido vendida a algum particular da família Gama.
Será que alguém me pode ajudar, a descobrir a fundação da "capela" e do vinculo, e as suas ligacoes a esta família Gama, que tanto quanto sei, não e um apelido comum na terra de Algodres?

quinta-feira, setembro 20, 2012

A mesma casa da rua de S. Salvador, anos mais tarde!


"JUDEUS EM TERRAS DE ALGODRES"; Fornos de Algodres, incluida na "Rota das Judiarias"

Quando em 1990 tirei a fotografia desta casa, situada na Rua de S. Salvador, na parte antiga da vila de Fornos de Algodres, não imaginava que o resultado final, fosse que passados 22 anos, este concelho fosse incluído, na "Rota das Judiarias de Portugal".
Nessa altura achei interessante e fora do vulgar esta casa, mas nem sequer imaginava, que me iria dedicar passados 15 anos, a investigar a presença judaica e de "cristãos-novos", na "Terra de Algodres"!

Tive conhecimento, pela acta da Câmara Municipal de 19 de Julho de 2012, que foi recebido um email das "Rede de Judiarias de Portugal", em que informava a Câmara Municipal, que a adesão de Fornos de Algodres, foi aceite por unanimidade!

Foi com muita felicidade que tive conhecimento, que o meu pioneirismo deu algum resultado e, seguido da investigação e inventariação, feita pelo meu amigo jornalista José Levy Domingos, teve este final!

Gostaria que tudo isto, contribui-se para numa maior sensibilizacao, para esta parte do nosso património, dos proprietarios das construcoes com cruciformes e afins, que os engenheiros e arquitectos, tivessem em conta estes vestígios históricos, nas reedificacoes e, que fosse criada uma rota "judaica-crista", no nosso município de Fornos de Algodres!

Em Agosto de 2005, intitulei este "blog" "Judeus em Terras de Algodres", tendo mais  tarde por simplicidade, mudado-o para "D'Algodres", mas o primeiro titulo tinha toda a acuidade!