sexta-feira, agosto 31, 2012

"Cristaos-Novos" ou Judeus em Vila Cha!

Já há muito me tenho interrogado, se a gravação que se encontra nesta casa junto ao Largo Terreiro em Vila Chã, antiga e bem conhecida por mim, (nasci ao lado desta casa) não estará relacionada com judeus convertidos?
A gravação significa I = Jesus, H = Hominum, S = Salvatore e, a seguir por sobreposição da letra D e E seguido de I e S = DEIS, ou DEUS!
Se há gravacoes com duplo sentido e significado, esta e sem duvida uma delas, e presta-se a varias interpretacoes e, aqui vai a minha:
Primeiramente o IHS tão usual a partir principalmente do século XVI, que e ate aos dias de hoje, o emblema da "Eucaristia", foi também adoptado por S. Inácio de Loiola, para emblema da Companhia de Jesus; os "Jesuítas".
Estes símbolos a maior parte das vezes, aparecem com uma cruz a coroar o H, mostrando-nos  assim que o "Hominum" que e Cristo, foi crucificado para salvar os cristãos!
Ora neste caso não só não tem nenhuma cruz a coroar o H, como tem sobre ele um traço ou um til, que poderá significar, que este "Homem" não tem o poder de ser Salvador pela morte na cruz, ou então que existe uma separação entre o terreno e o divino! Alem disso o traço do H e a letra ómega do alfabeto grego, portanto a ultima letra, o que poderá significar, que o "Hominum" não e o primeiro, como muitos dizem, mas sim o ultimo!
Já quanto ao "DEIS" que sem duvida quer dizer "Deus", porque será que esta tão camuflado, quer pela sobreposição de letras, quer pela palavra, que normalmente se escreveria naquele tempo "DEVS"?
Não será porque ate aos dias de hoje, os judeus continuam a não escrever o nome de Deus, e tanto lhe chamam; "Haloim", "Jave", Hashem, Adonai, etc., assim como usam outras formas como: D*us, De-s, De*s, ou como aqui "Deis"?!
Para alem do explanado, ultimamente o jornalista Sr. José Levy Domingos, encontrou mais cruciformes junto as janelas, desta linda casa de pedra, a confirmar ainda mais, as minhas suspeitas de muitos anos:

segunda-feira, agosto 06, 2012

"Cristaos-Novos" ou judeus encobertos na Corujeira!!

Poucas são as aldeias do actual concelho de Fornos de Algodres, onde se não encontram nenhuns vestígios de "judeus".
Também na aldeia da Corujeira, da freguesia de Fuinhas, encontrou o jornalista José Levy Domingos, numa casa já em avançado estado de ruína, uma excelente gravação cruciforme, onde para alem de outros caracteres se vê uma cruz gravada, em tamanho bastante grande.
Pena foi que cobriram estas gravacoes com cal branca, o que torna a sua visualização um pouco mais difícil, mas continua bastante visivel!