segunda-feira, agosto 29, 2011

Mais sinais de cristianizacao dos judeus na "terra de Algodres"

Tal como vos prometi, aqui vos mostro mais algumas gravacoes em casas que foram de judeus e que se tiveram que converter a cristaos, no seculo XVI.
Estas estao numa casa ao inicio da rua de S. Salvador, e junto a outra casa com uma lapide, a que eu me referi, em 26 de Agosto de 2005, ja la vao mais de seis anos.
Foi durante a visita que fiz a parte velha de Fornos de Algodres, com o Jornalista Senhor Jose Levy Domingos, que as descobrimos.




quarta-feira, agosto 10, 2011

Sexto Aniversario deste Blogue e a Confirmacao das Suspeitas da Altura!

Cumprem-se amanha seis anos, que comecei a dedicar-me aos blogues e tambem a investigar a presenca judaica, na antiquissima "terra de Algodres".
Nessa altura vim ser o pioneiro nesta investigacao, e descobri algumas marcas inequivocas dessa presenca, nao so nas vilas de Algodres e Fornos, mas tambem na maioria das freguesias do actual municipio!
Aparentemente o meu humilde trabalho, que tem sido divulgado neste blogue, suscitou interesse por parte da Camara Municipal e da Regiao de Turismo da Serra da Estrela, o que me enche de algum orgulho!
Durante o mes passado e aproveitando a minha estadia na minha querida terra, houve oportunidade de mostrar "in loco" as minhas "descobertas" na vila de Fornos, (pois o tempo de ferias nao deu para mais) ao meu amigo virtual, que deixou de o ser; o jornalista Senhor Jose Levy Domingos.
Acontece que mostrando-lhe as marcas de "cristaos-novos" por mim conhecidas, viemos em conjunto  a descobrir bastantes mais, o que nos veio confirmar uma maior presenca desta comunidade em Fornos de Algodres.
Destas descobertas recentes e de outras que fiz em Outubro do ano passado, passarei a referir-me oportunamente assim D*us me ajude e o tempo me nao faltar.
O meu maior desejo, seria que a minha terra passa-se a estar incluida na "Rota das Judiarias" e para isso tem estado a trabalhar a Camara Municipal, em conjunto com o referido amigo Senhor Domingos e a Regiao de Turismo da Serra da Estrela.
Ao cumprirem-se estes 6 anos, so  me posso sentir feliz!