domingo, setembro 28, 2008

Arcanjo Sao Miguel!


Sao Miguel Arcanjo, um dos "Arcanjos do Antigo Testamento" que se celebra dia 29 de Setembro, e um dos santos da igreja catolica, que se venera em varias das freguesias do concelho "D'Algodres"!

Para alem de ser o patrono da igreja matriz de Fornos, pelo menos desde 1258, (inquiricoes de D. Afonso III) e tambem padroeiro da freguesia da Muxagata, sendo tambem venerado na freguesia da Matanca, numa belissima capela barroca, situada junto a estrada da Fonte Fria, a caminho da Santa Eufemia.

Tambem na minha freguesia natal, era S. Miguel invocado pela irmandade que transportava os falecidos a ultima morada e, figurava numa bandeira em que aparece com uma balanca para "pesar as almas"!

Essa e outra antiga bandeira pintadas em tela, foram recentemente restauradas e emolduradas em quadros, que se encontram presentemente nas paredes da igreja de Vila Cha (d'Algodres).

A restauracao dessas telas foi uma obra meritoria, pois essas antigas bandeiras ja encontravam em desuso e um pouco abandonadas.

Parabens portanto a todos envolvidos!

segunda-feira, setembro 15, 2008

A "historia" de um judeu e um cristao caloteiro!

Conta-se que um individuo cristao, tera pedida emprestada uma soma de dinheiro a um judeu, com a promessa de lha pagar numa data acertada. Aconteceu que nao lha tendo pagado, o judeu resolver a fazer-lhe pessoalmente a cobranca.
O cristao que tambem era malandro, pensou numa maneira de nao saldar a divida, entao cada vez que lhe chegava o cobrador, comecava com esta cantilena:

Na segunda nao lhe pago para mal nao comecar.
A terca e dia aziago, tambem lhe nao posso pagar.
Na quarta Cristo acusas-te.
Na quinta foi que O prendes-te.
Na sexta foi que O matas-te
O sabado guardas tu.
O domingo guardo eu.
Volta portanto noutro dia "judeu",
para que eu salde a minha conta, e te pague o que e teu!

segunda-feira, setembro 08, 2008

Estrelas Judaicas em Igrejas Catolicas!


E talvez estranho, que a Igreja Catolica que sempre se tem dedicado a erradicar, e a tentar cristianizar os judeus, coloque "Estrelas Judaicas" na fachada de um dos seus templos. Mas e verdade!
Esta fotografia foi tirada da igreja de Monte Real, localidade do Distrito de Leiria, por onde eu andei a dar umas voltas a tempos.