domingo, fevereiro 10, 2008

A Minha Homenagem a um Grande Rei!

A bandeira que nunca deveriamos ter mudado! E muito mais linda e menos garrida!

Embora com algum atrazo, devido as continuas gripes, que me tem afectado neste principio de ano. Como monarquico convicto, nao queria deixar passar este mes de Fevereiro, sem prestar a minha sincera e humilde homenagem a um grande rei e seu filho, assassinados cobardemente, pelos defensores da suposta liberdade e democracia, fez recentemente cem anos!

Economica, cultural e regionalmente, estou convicto que estariamos melhor, vivendo em regime monarquico constitucional. Mas os defensores deste regime tao "democratico", nem sequer tem a coragem de por a votacao dos portugueses, um referendo em que estes escolham, o regime em que querem viver!

Nem no parlamento tiveram coragem de condenar, o crime cobarde de dois cidadaos portugueses!

Valha-nos D*us que e quem pode.


segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Vila Cha, os Monumentos Nacionais e o meu bairrismo!

Solar da Familia "Soveral-Pedroso", Vila Cha (d'Algodres)



Foi com enorme satisfacao, quando da minha
ultima visita ao sitio dos monumentos nacionais: http://www.monumentos.pt/, tive o prazer de ver la recentemente incluidos, varios monunentos do meu municipio, que eu ja ha muito por la desejava ver, pela sua antiguidade, singularidada e importancia (digo eu)!

Digo satisfacao, por um lado, mas tristeza por outro, porque nao pude ver nessa lista, as descricoes, fotografias, e a historia, de muitos dos monumentos ai incluidos!

Tenho tentado que o bairrismo que todos temos, uns mais que outros, nao tenha toldado a minha visao, tendo-me referido neste blogue a todo o municipio, deixando por vezes a minha aldeia para tras.

Mas agora creio que chegou a altura, vou portanto nos proximos "posts" dedicar-me a Vila Cha (d'Algodres) e, referir-me aos monumentos classificados desta freguesia

Hoje apresento-vos o Solar da familia "Soveral-Pedroso", (que nessa lista aparece como Casa do Senhor Coronel e Capela) que fica localizado no Terreiro, o largo principal da aldeia.

Creio que e do seculo XVII, nele encontra-se agregada, uma capela de invocacao de Nossa Senhora do Carmo, com um magnifico altar "barroco" em talha dourada, e um tecto em caixotoes tambem em talha com varias pinturas iconograficas.
Nao sei se ja neste solar ou em casas anteriores, viveu no seculo XVI, Inacio de Almeida Soveral, fidalgo da Casa Real e capitao das milicias de Linhares, que casou com uma senhora da familia Pedroso, dando origem a esta familia, tambem creio que de uma geracao posterior, existiu nesta familia e nesta aldeia; "Iuam do Sobral" (Soveral), que aparece como padrinho de baptismo, na paroquia da Mesquitela, do outrora concelho de Linhares.
A capela esta documentada pelo menos desde desde meados do seculo XVIII, sendo nessa altura sua administradora a senhora Catarina de Almeida (Soveral).

Um dos proprietarios deste solar na ultima metade do seculo XIX, foi Antonio Pedroso de Sousa Coutinho Castelo Branco, que era fidalgo e cavaleiro da Ordem de Cristo. Foi um dos mais dinamicos presidentes de camara que o concelho de Fornos"d'Algodres" teve no seculo XIX, de acordo com o Monsenhor Pinheiro Marques!
Por essa altura e, porque a sede concelhia se encontra localizada numa ponta do municipio, foi acertadamente decidido, que para comodidade dos cidadaos, as seccoes da camara se realizassem em Vila Cha, por ser a freguesia mais central, sendo este solar o local dessas reunioes nesses tempos!