terça-feira, fevereiro 27, 2007

Os Padroes dos Centenarios

O padrao dos centenarios; Fornos de Algodres.

Como muitos saberao, em 1940, decidiu o governo portugues da altura, celebrar os centenarios nacionais. Uma das formas dessas celebracoes, foi a edificacao em todas as vilas e cidades, de padroes dos centenarios. Em Fornos de Algodres tambem foi edificado um, fica situado no Largo Ribeiro Leitao, e um belo monumento construido em granito, (nao fossemos nos da terra dele).


Assente numa base quadrangular, em que se encontram esculpidas cruzes em alto relevo, ergue-se uma coluna em cujas bases se podem ver as datas de: 1140, 1640, 1940 e em numerais romanos XXXVI; (1836) ano da unificacao do nosso municipio.

No remate, numa das faces um escudo com cinco quinas carregadas de besantes; emblema dos nossos primeiros reis. Noutra face o escudo nacional, usado na altura da restauracao. Na terceira face o escudo republicano e na ultima as armas do nosso municipio. Tudo isto coroado com uma esfera armilar e uma cruz da Ordem de Cristo.

E um conjunto harmonioso, que se encontra sobre uma plataforma resguardada por pequenos pilares, servida por duas escadarias, que lhe dao acesso da cota mais baixa do largo.

Ja vi alguns autores, referirem-se a estes monumentos por pelourinhos, o que e errado, sera talvez pelo facto de que nalgumas vilas em se situam, nunca tivessem tido pelourinho, ou terem sido destruidos.
Felizmente o meu concelho conserva todos os seus pelourinhos, embora o de Fornos tivesse sido reconstruido em 1933, embora com algumas das pedras originais. (a esses monumentos me referirei noutra altura)
Se e verdade que para fazer sentido, teria que existir a data de 1140, tanto quanto eu sei, essa data nao esta em nada relacionada com a nossa nacionalidade; Segundo a historia (ou lenda) D. Afonso Henrriques comecou a assinar "REX" (rei) em 1139, depois da batalha de Ourique. O rei de Leao e Castela D. Afonso VII reconheceu-nos a independencia em 1143, na conferencia de Zamora. O Papa Alexandre III, reconheceu Portugal independente em 1179, pela Bula "Manifestis Probatum", mas so depois de D. Afonso ter feito varias doacoes de terras a varios conventos e enviar dadivas a igreja de Roma.
Por isso nao creio que a data de 1140, tenha nada que ver com nenhum facto historico de relevancia para Portugal, so o tera por aproximacao, mas isto digo eu que nem sequer sou historiador!

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

1940 "os Centenarios Patrios"!


Em 1940 quando durante o governo do Estado Novo, se decidiu honrar a patria e os patriotas, tambem a camara municipal da minha terra, mandou colocar esta placa homenageando este nosso conterraneo.

Embora possamos nao concordar, com o regime regime politico dessa altura, temos que concordar que foi durante esse tempo, que mais foram honrados os nossos vultos nacionais. Podera ter sido unicamente para justificar um governo ditactorial, ou nao, mas e uma facto indesmentivel.

Estou quase certo, que sabendo as novas geracoes tao pouco da historia patria, saberiam entretanto muitissimo menos, se nao existissem os monumentos construidos pelo "Estado Novo" a lembram-no-la!

Irei a seguir e, fujindo um pouco do tema principal deste blog, referir-me aos vestigios da ditadura no meu municipio.

terça-feira, fevereiro 06, 2007

A Minha Homenagem ao Marquez de Tomar

O solar do Marquez de Tomar, onde funcionou durante muitos anos o "Colegio" com o mesmo nome, que formou muita gente da minha geracao.

Por estamos numa de lembrar "os grandes portugueses", embora nao tenho sido colocado nos 100 nomes mais votados, nao ficaria bem com a minha consciencia, se nao presta-se a minha singela homenagem a um meu conterraneo, que numa epoca de profundas convulsoes revolucionarias, governou o nosso pais.

Estou a referir-me a: "Antonio Bernardo da Costa Cabral", um individuo que estava muito a frente do seu tempo, e que querendo fazer avancar o pais para niveis europeus da altura, foi invejado e atropelado, tanto pelos esquerdistas como pelos conservadores, da primeira metade do seculo XIX.

Tivessemos nos tido mais "Marquezes de Pombal e de Tomar", e o nosso Portugal teria chegado ao seculo XX, como uma das nacoes mais avancadas, da Europa de que hoje fazemos parte.