terça-feira, maio 30, 2006

ALMINHAS DAS CORGAS - VILA CHA D'ALGODRES


As alminhas, monumentos eregidos a perpectuar tambem alguma morte, normalmente violenta, podem ser encontrados nas beiras dos caminhos, em todas as freguesias do nosso concelho. Hoje vou referir-me a um destes singelos monumentos, existente tambem na minha aldeia de Vila Cha e, a historia a ele relacionada.

Provavelmente ja pouca gente sera comtemporanea de um crime, cometido na minha terra em 1923: era vespera de casamento de Jose Gomes com Maria Jose Antunes, (familia dos "Carpinteiros")Estava o Jose a comemorar com os amigos, quando foram intrepelados pelos soldados da GNR, de forma grosseira e com sobranceria, pelo que o "Ze Gomes" lhes tera respondido que nao tinham medo deles, foi entao que num acto irreflectido, um dos guardas puxou pela sua arma e, lhe desferiu um tiro que lhe ceifou a vida na forca da juventude, quando se preparava para constituir uma nova familia.

Este acto originou uma revolta popular, tendo os guardas sido despojados das armas e espancados pela populacao da minha terra, sendo muito a custo que conseguiram fujir para a vila de Fornos. Tendo provavelmente contado a estoria a sua maneira, foi em seguida mobilizada uma companhia da GNR, da cidade da Guarda, que cercou a aldeia enquanto faziam o interrogatorio a toda a populacao, para tentar apurar quem tinham sido os agressores dos guardas, esquecendo o crime que tudo originou.

Ao fim de alguns dias, sem terem conseguido nenhuma confissao, la levantaram o cerco, pois a gente da minha aldeia num sentimento de uniao, (presentemente quase desconhecido) foi firme e, a pergunta de quem foram os agressores, respondia sempre da mesma forma: "Foi Vila Cha".

Sei que os guardas assassinos, foram depois retirados do posto de Fornos de Algodres e, imigraram para o Brasil, com medo de futuras represalias por parte dos meus conterraneos, que por essa altura eram praticamente todos primos.

Este crime ocorreu a entrada da povoacao, no Largo das Corgas e, no local foram erguidas as "Alminhas" de que publico a fotografia. Ai encontra-se esculpida uma cruz trilobada sobre um oratorio liso e uma cartela em alto relevo, tendo na base gravado o ano do funesto acontecimento: 1923. E pena que nada mais tenha gravado e, e para que os mais novos tenham conhecimento deste facto, que eu publico esta entrada.
Outrora o pequeno monumento estava colocado no meio do largo, precisamente no local do crime, mas porque procederam a obras de alargamento e, porque dificultava o transito, foi colocado junto a um muro, estando ladeado por bancos de granito.
Talvez ninguem da Junta da Freguesia leia esta entrada, mas se o fizerem, queria sugerir-lhes, que dedicassem o largo a este nosso infeliz conterraneo.

quinta-feira, maio 25, 2006

CULTO DOS MORTOS "ALMINHAS" I


Desde os tempos mais remotos, que as varias civilizacoes prestam culto aos seus mortos, entre nos existem evidencias disso desde o tempo dos Celtas, que em sua honra ergueram varias Antas e, do tempo dos romanos com as varias aras votivas.
Quando mais tarde os povos colonizados pelos romanos, adoptarama religiao crista, esta foi aos poucos adoptando os costumes antigos, adaptando-os de acordo com a nova fe.

Uma das tradicoes que foi adaptada, no que respeita ao culto dos mortos, foi a das "alminhas". Em Portugal existem inumeros desses singelos monumentos, mas em muito maior quantidade na parte norte e centro do pais. Ha-os de varias epocas e, ainda hoje presiste o habito da colocacao de memorias funerarias, nos locais em que ocorre a morte de alguem tragicamente.

As "alminhas" sao normarmente um monumento megalico esculpido, em que de ve uma cruz gravada ou esculpida, sobreposta a um oratorio onde eram pintadas cenas do "purgatorio" com as almas a pedir as oracoes dos passantes, pois eram eregidas junto a caminhos e estradas. Na freguesia da minha naturalidade (Vila Cha d'Algodres) existem varios destes singelos monumentos, havendo-os de varias epocas.

Estas "alminhas" que ilustram esta entrada, ficam situadas na estrada de ligacao a Cortico d'Algodres, a cerca de cem metros da fonte de Santo Antonio. Esta estrada e tambem o caminho da via sacra, que segue em direccao ao Calvario e, talvez fizessem parte de uma estacao da "via sacra". No entanto nas minhas recordacoes de infancia, consta que aqui vinha a prossicao das "Ladainhas", no dia do "voto" de Na. Sa. dos Verdes, talvez porque ficam na direccao geografica, da capela desta denominacao, sita em Forninhos no vizinho concelho de Aguiar da Beira.

Este "voto" ou promessa foi instituido aquando de uma severa praga de gafanhotos, que devastaram os campos da regiao, creio que no seculo XVIII. Nessa altura enquanto a gente dos antigos concelhos de Fornos, Infias e Figueiro da Granja, fizeram o "voto" a Senhora dos Verdes da Abrunhosa-a-Velha, o concelho de Algodres no qual estava incluida a freguesia de Vila Cha, ia cumprir a promessa a Forninhos. Creio que ja tera sido no seculo XX que se deixou de fazer esta romagem e, embora la continuassem a ir pessoas individualmente, a romagem era feita nas varias aldeias com as ditas "prossicoes das ladainhas".

terça-feira, maio 23, 2006

A ESTRELA DE DAVID

Ja os nossos reis, durante os primeiros anos da segunda dinastia, obrigavam os judeus a usar um distintivo, para os diferencar da populacao crista. Sabemos o que veio a seguir: A expulsao, a conversao forcada e a "santa" Inquisicao.

Na decada de trinta do seculo passado, o mesmo fizeram Hitler e os seus seguidores, sabemos o que veio a seguir: Pilagens, prisoes e o holocausto.

Agora o "senhor presidente do Irao, decreta a mesma medida. O que vira a seguir???

Quando sera que a humanidade passara realmente a ser humana e, aprendera a nao repetir os mesmos erros historicos.

Ou muito me engano, ou esse "cavalheiro" nao vai ter um bom fim, sao ca presentimentos.

sexta-feira, maio 19, 2006

AINDA A SENHORA dos MILAGRES


Continuando a falar da ermida da Senhora dos Milagres da Muxagata, devo informar que aqui se venera a virgem Maria, desde tempos imemoriais, existindo ate principios do seculo XVIII um belo santuario, que juntava crentes de uma grande parte da Beira.
Por essas alturas, nao consegui saber a data correcta, existiram serios desentendimentos entre o paroco, a junta da paroquia e a hermandade da Senhora. Pelo que o bispo da diocese de Viseu, para sanar o conflito, decidiu fazer transportar a imagem da santa para Viseu, protejida por um esquadao de cavalaria.
Aparentemente esta accao, nao so nao resolveu nada, como veio exaltar ainda mais os animos, porque os habitantes desta freguesia, ja que nao tinham a imagem, decidiram destruir o templo, fizeram-no, nao tendo ficado pedra sobre pedra.
Ai foram buscar pedra, as pessoas que o desejaram e, ate da vizinha freguesia de Figueiro da Granja vieram e, tendo contruido uma ponte provisoria sobre a ribeira, num so unico domingo, levaram cerca de duas duzias de carros de bois de cantaria, com a qual entre outras coisas, enriqueceram a sua Matriz.
Estes factos, vieram causar para alem dos conflitos anteriores, desentendimentos entre estas duas freguesias, pelo que aquando da segunda "aparicao" e construcao do templo existente, em dias de romaria sempre havia cenas de pancandaria, entre a gente da Muxagata e de Figueiro. Ainda na decada de sessenta do seculo passado isso acontecia e, eu em crianca assisti, a uma troca de mimos entre algumas pessoas, entre elas, o aquela data presidente da camara de Fornos, pessoa natural e residente em Figueiro da Granja.
Estas romarias da Senhora dos Milagres, eram tao importantes e concorridas, que quando da construcao da linha do caminho de ferro da Beira Alta, foi contruido um apeadeio relativamente perto da ermida, onde paravam os comboios nos dias de festa: 25 de Marco e 8 de Setembro, para alem disso deslocavam-se dezenas de autocarros com gente de partes varias.
A fotografia que publico e uma vista actual do templo, tirada da parte posterior, e portanto menos usual. Ai se podem ver alguns lavores graniticos dos fins do barroco.

quinta-feira, maio 18, 2006

SENHORA dos MILAGRES II


No recinto da Senhora dos Milagres, podem ver-se varios monolitos graniticos, com formatos interessantes. Este que vemos na fotografia, far-nos-a lembrar a forma de um "miscaro" ou "tortulho".
Para os menos dentro da linguagem da nossa regiao, estes termos referem-se a duas variedades de fungos comestiveis, identificados por cogumelos.

terça-feira, maio 16, 2006

SENHORA dos MILAGRES


Este rochedo forma com outro uma pequena gruta, em que em 1786, supostamente apareceu a um pastor, uma imagem da virgem, que tinha sido levada para a se de Viseu, uns anos antes.
E interessante tambem, que por essas alturas trabalhava para a diocese, um natural desta freguesia. (Muxagata).
E tambem de notar que tambem nesta "aparicao" existe um pastor.
Antes desta aparicao, existiu nesta area um santuario grandioso, que tinha sido destruido pelos naturais, aquando da transferencia da imagem, para a se de Viseu, cerca de cem anos antes.
Foi facil transformar a gruta, em pequena capela, como se pode ver. Esta situada no "Locum mourum" (lugar dos mouros) que ja aparece num documento de 1170. (carta de couto de Figueiro da Granja)

Devido a terem-lhe destruido o antigo templo, a gente da Muxagata, era tida como pouco religiosa, pelo que por alturas destes acontecimentos, foi feita a seguinte quadra.

O Senhora dos Milagres
Onde fos-te aparecer,
Em terras de Muxagata
Que nem se sabem benzer.

sábado, maio 13, 2006

ANIVERSARIO DO BLOG SOBRE ALGODRES

Judeus em Terras de Algodres

Fez no dia 2 de Maio um ano de existencia o blog: Um Blog sobre Algodres, do meu amigo Nuno Soares,(vejam nos meus links) embora com algum atrazo e, para o qual me desculpo, nao queria de forma nenhuma deixar passar em branco este facto. Foi este blog, que comecei a consultar quase desde o seu inicio, que injectou em mim, este virus benefico (digo eu) da blogistica, coisa que diariamente nao dispenso.
Devo tambem afirma-lo, que foi este meu amigo, que me deu a ideia, para que o Judeus em Terras de Algodres, visse a luz da "blogsfera".
Por tudo isto e mais, quero dar os meus parabens ao Nuno, enquanto faco votos que os seus afazeres profissionais, lhe consigam dar algum tempito, para nos continuar a ilustrar com o seu saber, com entradas mais frequentes.

Um grande abraco de amizade Nuno e
Parabens para: Um blog Sobre Algodres

sexta-feira, maio 12, 2006

PENEDO de ALVIDEIRA



Situado junto a estrada que de Vila Cha vai para Muxagata, encontra-se este monolitico granitico. Embora presentemente se encontre rodeado, por uma serra praticamente despida de vegetacao, ainda ha menos de duas decadas, estava rodeados de pinhais frondosos.
Por ironia do destino, arderam todas as arvores em redor, ficando unicamente aquelas nascidas no topo do penedo (ou "penedro" como diz o nosso povo).

Esta fraga esta situada numa propriedade da minha familia e, sobre ela corre a lenda; De que em seu interior, esta escondida uma moira encantada, que unicamente dali sai em noites de lua cheia. Embora eu ja estivesse junto da pedra, em noites de lua cheia, nunca tal moira me apareceu, mas quem sou eu, para desmentir as lendas populares.

Nunca ate hoje, consegui descobrir, qual a origem do nome do penedo, sera que tera algo que ver com a "moira", ou com a brancura dos seus trajes?

quinta-feira, maio 11, 2006

DOLMEN ANTA ou CASA DA ORCA de CORTICO



O munumento que teve a vedacao e placa descritiva vandalizadas.

quarta-feira, maio 10, 2006

Judeus em Terras de Algodres

Judeus em Terras de Algodres

OS VANDALOS

A historia ensina-nos que dentro das invasoes que acontecem ao imperio romano em principios do primeiro milenio, ouve tambem a do Vandalos. Foram assim identificados, porque a sua passagem destruiam tudo.
Entao nao que passados mais de mil anos, ainda andam pela "Terras de Algodres".
Soube atravez de dois "blogs" amigos, que recentemente foi destruida a vedacao de proteccao e a placa descritiva e identificativa da Anta ou Casa da Orca de Cortico d'Algodres, no concelho de Fornos.
Ja na minha ultima visita, em Fevereiro passado, tinha notado algum desse vandalismo, ma referida placa, pois algumas palavras da mesma tinhao sido rasuradas (raspadas), ja nessa altura me revoltei interiormente, pelo que quando soube deste triste facto, apoderou-se de mim um sentimento de raiva e frustracao.
Sei o quanto tem sido dificil, para um concelho pequeno e pobre como o nosso, esses investimentos, sei o quanto (graciosamente) tem colaborado varias pessoas, para a divulgacao do nosso patrimonio, pelo que nos perguntamos, todos quantos trabalham para a sua defeza, se vale a pena todo este esforco.
E uma grande frustracao ver um trabalho, que temos ouvido realcar, ser destruido por pessoas que so o sao de nome.
Este e outros atentados so vem provar, que ainda falta muito, para que o nosso povo tenha a cultura e sensibilidade desejada, ou pelo menos uma parte dele.
Ja me tinha referido a este monumento de interesse publico, na entrada de 28 de Janeiro passado, se quiserem saber mais sobre ele vao aos meus arquivos de Janeiro e, desculpem o desabafo.

sábado, maio 06, 2006

O BAPTISMO


Tanto quanto sei, tera sido Joao "o Baptista", quem tera comecado a baptizar os seus seguidores, para que se arrependessem dos pecados. Em lado nenhum dos envangelhos catolicos ha referencia, que era para ser limpos do suposto "pecado original", (invencao da igreja catolica) era sim um simbolismo, para apagar os pecados pessoais, como uma limpeza para comecar de novo, limpo das faltas passadas.

Ora se "Yashua", ou Jesus, ou Cristo, estava limpo de pecados, pois dizem que nunca pecou, porque razao se foi baptizar?

Tambem em nenhum lado do "Novo Testamento", (tanto quanto sei) se refere que tinham que se baptizar as criancas. Eram sim baptizados os adultos, quando estes se convertiam a nova fe, pelo que considero um abuso, o acto de impor as inocentes criancas, algo que poderam mais tarde regeitar.

Na nossa historia patria, temos ate, o baptismo forcado de milhares de judeus, no seculo XVI. Ai nao se contentaram em baptizar as inocentes criancas, mas ja e tambem os adultos, despejando sobre eles cantaros de agua benta, contra a sua vontade, contrariando o que ficou escrito nos envangelhos.

Tambem eu como a maioria das criancas das nossas aldeias beiras, fui sujeito a esse "sacramento", sem nunca me perguntarem se era esse o meu desejo, (mesmo que perguntassem ainda nao poderia responder) Ora se de acordo com a igreja catolica, o baptismo nao se pode reverter, so deveria ser administrado a quem em posse de todas as faculdades, o deseja-se. A fe (qualquer uma) nunca deve ser imposta a ninguem e, muito menos a criancas, antes de terem desenvolvido o conhecimento e a vontade.

A ilustrar estas minhas escrevinhaturas, vai uma foto da antiga pia baptismal, da igreja paroquial de Vila Cha (d'Algodres). Depois de ter sido substituida por uma outra em marmore branco, andou aos baldoes nao adro da igreja, tendo dali desaparecido na decada de sessenta do seculo passado. Descobri-a eu recentemente, no quintal de uma casa particular, a servir de floreira. Menos mal que nao saiu da aldeia,(ainda) creio no entanto que deveria voltar a ser propriedade da igreja!

quinta-feira, maio 04, 2006

UM OU VARIOS POLOS EDUCATIVOS

AQUI d'ALGODRES
Sendo eu defensor de descentralizacao de servicos, pelas regioes e municipios, nao poderia estar a favor de uma ideia que esta a germinar, (ou ja germinou) que e construcao de um unico polo educativo, para o primeiro ciclo escolar, situado na nossa sede concelhia e, englobando todo o municipio.
Sei que cada vez ha menos criancas e, contra isso nao se podera fazer muito, a nao ser fazer mais, mas estando Fornos de Algodres situada num extremo do concelho, sera sempre muito mais penoso para as criancas das freguesias mais distantes, a sua deslocalizacao diaria para a vila.
Sei que e muito mais rentavel a contrucao de um unico polo, em detrimento de tres ou quatro, pelo que compreendo que essa decisao, possa ser mais querida por um governo, que poe a poupanca acima do servico aos cidadaos. Mas esperava um pouco mais de sentido pratico e de servico publico por parte da nossa autarquia.
Dir-me-ao alguns que sera benefico para as criancas das aldeias o convivio com as da vila, mas nao me convencem, pois se podera ser verdade nalgumas areas, tambem e verdade que nos meios maiores, ha tambem muitos mais vicios e perigos, neste caso muito mais agravados quando as criancas ficam longe do meio familiar, com quem teram umas muito poucas horas de convivencia diaria.
Nao sei se se estara ainda a tempo de mofificar esta ideia peregrina, nem sei se alguem que pode fazer a diferenca me lera, no entanto nao deixo por isso de aqui deixar o meu grito de alerta.
Peguem num mapa e vejam se nao fara todo o sentido, um polo na parte alta do concelho; englobando as freguesias de: Infias, Casal Vasco, Algodres e Matanca; outro incluindo: Queiriz, Maceira, Sobral Pichorro e Fuinhas; enquanto Cortico, Vila Cha, Muxagata e Figueiro da Granja ficariam englobados noutro; ja Vila Soeiro do Chao, Juncais, Vila Ruiva e ate Vila Franca da Serra, constituiriam um outro; continuando o polo de Fornos a servir a vila e Fornos Gare.
Talvez com isto ja se nao justifica-se, a construcao de uma maior escola nova na vila, pois as instalacoes da actual e do jardim infantil proximo depois de melhoradas serviam muito bem e ate nao sao edificios tao antigos, mas provavelmente interessa muito mais e continuar a politica do betao e dos seus interesses. Mas que faz muito mais sentido essa distribuicao faz, que num futuro ate poderia ser um ponto de partida para a reorganizacao das freguesias.

quarta-feira, maio 03, 2006

A LAPIDE

Inscricao em Sobral Pichorro

Ca estou eu novamente a por a prova, os meus amigos entendidos em epigrafia. A linha do topo ainda eu a consigo ler, o pior e a segunda linha.
Quem da uma ajudinha.
Esta lapide encontra-se na rua que liga as duas capelas, que sao nomumentos nacionais de interesse publico,(Santo Cristo e S.Beltao) situadas na Povoacao de Sobral Pichorro nas "Terras de Algodres"
concelho de FORNOS.